segunda-feira, 22 de setembro de 2008

John McCain cumprimenta Titinha em Philadelphia



Hoje fui passar o dia a Philadelphia! Recomendo vivamente uma visita a esta cidade, a quem venha aos EUA, e possa ir até ao estado de Pennsylvania. Adorei! Foi um dia rico em cultura, e onde também tive a oportunidade de aprender algumas coisinhas!

Respira-se história e vive-se liberdade em Philly!

Cheguei a casa muito bem disposta, já que tive um dia maravilhoso! Caso para dizer: A VIDA FAZ-ME BEM! :)

Mas um dos momentos altos foi mesmo o aperto de mão de John McCain! Estava eu a sair do Independence Hall, quando vejo muitos carros com os vidros fumados, e alguma polícia. Não estavam muitas pessoas na rua, no entanto as suficientes para logo alguém comentar, que era o John McCain! Lá me fui aproximando, e lá o vi um pouco ao longe a entrar para uma outra porta do Independence Hall! Fui averiguar se realmente era ele ou não, já que só tinha visto uma cabeça com cabelo branco! Sim, era verdade! Era o John McCain, e o mesmo ía já sair dentro de poucos minutos! Claro, já devem ter percebido, que fiquei lá à espera! Ainda esperei mais do que uns poucos minutinhos, onde ainda veio um cliente meu, de Princeton, cumprimentar-me, e eu, para não variar, nem sabia quem ele era! Esta minha cabeçinha...é da idade! Bem, mas depois desta peripécia, lá sai o John da casota! E, eu de máquina em punho, já de zoom preparado para conseguir a bela da foto, pensando eu que aqueles minutos íam ser breves...e...o pequeno John McCain vem cumprimentar as poucas pessoas que estavam ali em frente, incluindo eu! Sim, euzinha! Fiquei verde, e só pensava "tirem-me daqui"!!! Imensos jornalistas, máquinas fotográficas a disparar, câmaras de televisão...e eu em primeiro plano! Chega o momento de ele me dar "o bacalhau", e claro está, sempre nos momentos e locais certos, mas sempre a fazer disparate, disparo um flash na carinha dele! :) Mas, tenho a foto do McCain a cumprimentar-me! Foi mesmo uma situação engraçada e única!








Poderá revestir-se de um sentido espiritual, mas a verdade é que a cidade de Filadélfia exerce uma atracção irresistível e todo o americano que se preze tem de lá ir, pelo menos, uma vez na vida. Ao contrário de Meca, para os seguidores do Islão, os americanos não se deslocam a Filadélfia movidos pelo fervor religioso, mas pelo sentir patriótico enraizado desde os bancos da escola e pelo desejo de visitar os locais históricos onde foi assinada a Declaração de Independência e a primeira Constituição do país.

Aqui ficam algumas fotos!



Market St


City Hall


Arch Street Meeting House


Betsy Ross House


Elfreth's Alley


Elfreth's Alley


Elfreth's Alley




St. Joseph's Church


Philadelphia Exchange


E, parecia mesmo de propósito... Para os leitores mais atentos do meu blog, o que vou encontrar eu hoje!! Exactamente, o que falei no meu último post! Não há coincidências...











Franklin Court


First Bank of the United States


Independence Hall - sala


Independence Hall


Liberty Bell


Avenue of the Arts (Broad Ave)


Walnut St


E, já agora informação completa sobre Philly! Isto hoje nada falha!!!

Filadélfia surpreende-nos pela atmosfera calma que se respira no centro da cidade. Não só na zona histórica - onde se concentram os edifícios, os jardins e os monumentos que mais marcaram a Independência dos Estados Unidos - mas, também, no centro comercial e financeiro, povoado de aranha-céus de escritórios e centros comerciais. À hora de ponta, a Walnut Street, entre o Washington Square District e o Rittenhouse Square District, recria um pouco daquele ambiente fervilhante da baixa de Manhattan.

Mas, no domingo, o centro de Filadélfia mais parece uma cidade de província. Enquanto os turistas mais madrugadores (sobretudo, americanos) começam a invadir os locais de referência e visita obrigatória, os locais dirigem-se ao Italian Market, ideal para comprar produtos frescos, ou aproveitam para fazer uma "garage sale" à boa maneira americana e ver-se livre dos velhos trastes que a sociedade de consumo já liquidou.

Em Julho de 1776, Filadélfia foi o berço da jovem nação que, ainda hoje, se designa por Estados Unidos da América. Na época era uma cidade próspera de 25 mil habitantes e em franco crescimento económico, assente nas transacções comerciais entre as matérias-primas provenientes do "Novo Mundo" e os produtos manufacturados oriundos do Velho Continente. Fundada pelos colonos Quaker ingleses, foi também a porta de entrada para muitos imigrantes das mais variadas origens étnicas e religiosas. Era uma das maiores metrópoles da colónia britânica da América do Norte e viria a ser, durante uma década (de 1791 a 1800), a capital de um novo país.

O Carpenter's Hall, onde se reuniu pela primeira vez o Congresso e o Independence Hall, ladeado pelo Old City Hall (sede do Supremo Tribunal) e pelo Congress Hall, são locais de visita obrigatória. No rés-do-chão do Independence Hall entra-se directamente na sala onde se reunia a assembleia
dos representantes dos 13 Estados fundadores dos EUA e na ala Oeste estão expostos alguns dos primeiros exemplares impressos da Declaração de Independência e o tinteiro de prata com que a mesma foi assinada.

Não muito longe, do outro lado da Chestnut Street e colocado numa redoma de vidro própria, está exposto o famoso Liberty Bell, um símbolo de liberdade associado a muitos eventos marcantes da Revolução Americana e da abolição da escravatura. «Proclaim liberty throughout all the land unto all the inhabitants thereof», foi a inscrição biblíca gravada em 1751 por ordem do Governador da Pennsylvania, num sino fabricado em Londres, que pesa 2000 libras (mais de 900 quilos) e que já se rachou por duas vezes.

Uma visita aos locais históricos de Filadélfia não ficaria completa sem uma visita à Franklin Court, actualmente, uma réplica da casa original habitada em tempos por Benjamin Franklin transformada em museu, estação de correios e casa de imprensa onde se editava o jornal "Pennsylvania Gazette"; à casa de Betsy Rose, a mulher que costurou a primeira bandeira dos Estados Unidos; à moradia reconstruída de Jacob Graff, onde Thomas Jefferson fez o rascunho do que viria a ser a Declaração de Independência; ou à Elfreth's Alley, a rua residencial mais antiga da América.

Mesmo junto ao Philadelphia Exchange está o City Tavern, o edifício reconstruído à imagem do antigo local de encontro de congressistas como George Washington e John Adams e, hoje, um restaurante típico onde é possível saborear alguns pratos confeccionados de acordo com receitas da época da Revolução ou provar a cerveja "ale" preferida por Thomas Jefferson.


Por hoje é tudo, e já foi muito!!!

Beijinhos


PS: MUITOS PARABÉNS ANINHAS! Parabéns a voce, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida!!! Hoje é dia de festa...la la la...uma salva de palmas!!! YEEEEAAAHHHHHHH!!!

2 comentários:

Um viajante na expectativa... disse...

Hello!

Já andava algum dias para te deixar um comentário...

...por acaso não queres trocar comigo por uns dias....vens ver umas paisagens e ruínas fantásticas ...enquanto eu vou para os USA receber um pouquito de cultura que já me começa a faltar :D

Estou a gostar das tuas aventuras por NY e arredores...continua!

Bjitos del Perú!

Daniel Pinto

Daisy & Companhia disse...

Titinha,

Fico feliz por te ver a conhecer novos sítios todos os dias. Deve ser vibrante viver nos EUA.
Deixas muitas saudades, mas são superadas pelo teu blog e pelo teu esforço em manteres o contacto com os teus amigos.

Beijinhos gds.