terça-feira, 14 de outubro de 2008

Weekend

Mais um fim-de-semana em NYC e parece que o "bom tempo" também veio passear para estes lados! Este fds foi diferente! Sim, não tivemos prova no sábado, por isso foi mesmo um fds completo, como já não tinhamos há muito tempo! Há que aproveitar para uns passeios turísticos, que ainda há muito para ver nesta cidade!

Um passeio pelo ponte de Brooklyn, mais umas compras no Soho, um saltinho ao Seaport, mais umas comprinhas no outlet Century 21, uns jantarzinhos, uma ida ao Gospel com visita ao Harlem e à Columbia University, St. John Cathedral, e muito mais!





Brooklyn Bridge


Vista do Seaport


Coro de Gospel


Esta ida ao Gospel, já andava para acontecer há alguns dias. Mas sempre devido ao conforto da minha caminha, nunca conseguia acordar a um domingo para marcar presença nesta cerimónica no Harlem!

Mas destavez, foi mesmo de vez! E com a minha pontaria, quando lá cheguei com a Ana Ranito, a missa só mesmo para quem estivesse na guestlist! E esta hein? Não podia acreditar no que estava a ouvir... Tinha finalmente conseguido abandonar a minha caminha para nada?

Bem, lá fomos atrás dos turistas, e tentar encontrar outra igreja onde pudéssemos ouvir Gospel! Tarefa não muito complicada! Logo uns quarteirões mais à frente, encontrámos uma, não com tantos turistas, mas com Gospel! O que, acabou por ter a sua piada, porque vimos uma missa em que o público era maioritariamente constituído por "negros" do Harlem!

Confesso que me senti um pouco deslocada mal entrei! Pela primeira vez, senti um leve choque cultural!

Quando entrámos, o padre cantava como um louco com o coro, e todos batiam palmas, dançavam...

Mais uma vez senti-me num filme e EUA aqui estou eu!

Mas aquilo era só o começo... Quando a missa propriamente dita inicia, deparo-me num espaço onde todos têm voto na matéria, isto é, toda a gente fala como se estivessem num autêntico debate!

Para complementar esta grande interactividade entre todos, ainda há quem solte durante a cerimónia uns gritos constantes dizendo "Oh God" e "Amen"!!! Bem, verdade seja dita, sim, tive alguns ataques de riso! Aquilo definitivamente não era normal! Isto mesmo só visto! Para não falar na parte de reflexão final, em que todos unem as mãos...e claro está, fui logo agarrada também, em que a senhora apertava-me a mão de vez em quando com imensa força, que eu nem sabia bem o que se estava a passar e o que aquilo queria dizer! Optei por nem reagir, e fixar o meu olhar no chão, fingindo estar compenetrada na minha reflexão! Bom, com todo o respeito, tudo aquilo teve a sua piada, mas também estava meia apreensiva! No entanto, eu e Ana gostamos muitos e valeu a pena! Teremos é que tentar o verdadeiro Gospel do coro mais famoso do Harlem na Abyssinian Baptist Church!



O famoso restaurante no Harlem - Sylvia's




Columbia University - Butler Library (a principal biblioteca de Columbia)


Grant's Tomb




City Arts em Grant's Tomb...é o que dá não conduzir há já 3 meses e meio! Também consigo sentir o vento, mas não anda!


Columbia University




Columbia University - Low Library


Cathedral of St. John the Divine que será a maior do mundo quando estiver concluída...ainda faltam 50 anos!


Pormenor das Torres Gémeas nos portais da fachada oeste, que dizem ter sido uma antevisão do escultor...dizem...


O interior da Cathedral


E assim foi o meu fim-de-semana...mais um que passou a correr, mas sempre muito bem aproveitado!

Beijinhos e abraços! :)

1 comentário:

g. disse...

MUITO BOM!!

As fotos estão fantásticas!

Mais mais mais!!